terça-feira, 1 de maio de 2012

A vida aqui fora


Enfim cheguei! Estou em Harare há uma semana e a primeira impressão da cidade foi boa. Moro temporariamente em um hotel, no bairro de Borrowdale (o mesmo da embaixada brasileira), um subúrbio muito arborizado e relativamente bem organizado. Não posso reclamar do que encontrei, tratando-se de um posto considerado difícil.
O que mais me chamou a atenção aqui foram as opções gastronômicas. Moro perto de um lugar chamado Sam Levy’s, uma espécie de shopping center a céu aberto com pelo menos três restaurantes muito bons para o dia a dia. De acordo com os meus colegas de embaixada, também existem opções mais sofisticadas igualmente apreciáveis pela cidade. Pra quem gosta de carne, a cozinha zimbabuense é um prato cheio. Literalmente!
Outra surpresa agradável foi o abastecimento - as opções para compras, mais especificamente. Os supermercados oferecem todos os produtos mais essenciais e até de alguns itens mais sofisticados – estes mais esporadicamente. A falta de combustível já não é um problema em Harare, mesmo para os muitos automóveis antigos e beberrões que circulam por aqui.
Isso não significa que o país não tenha lá seus problemas. A falta de energia é crônica e os cortes de luz ocorrem quase diariamente. As pessoas mais abastadas contam com geradores privados e sequer sentem o problema, mas para a população comum os “power cuts” atrapalham muito. Acontece a mesma coisa com a água. Especialmente no inverno, época seca, o abastecimento público fica muito irregular. Os ricos têm poços privados e tanques de armazenamento, mas os pobres dependem completamente da água da rua, o que torna os meses secos especialmente complicados.
Bom, por enquanto é isso. Ainda não pude explorar muito a cidade por falta de automóvel próprio, mas isso deve ser solucionado em breve. Nos próximos capítulos, a saga da busca por um carro e por uma casa no Zimbábue.

Um comentário:

  1. Outro problema é a falta de Passatempo.
    Acompanhemos a saga para encontrar carro e casa. Lembre-se: não tenha pressa e coloque a sua segurança em primeiro lugar.
    Te amo.

    ResponderExcluir